Diagramacão braille

Foto de páginas em braille soprepostas e círculo colorido do logo ED5

O braille é meio fundamental para o letramento e a alfabetização das pessoas com deficiência visual. É importante instrumento também para o desenvolvimento cultural e a participação social dessas pessoas.

A Comissão Brasileira do Braille (CBB), criada em 26 de fevereiro de 1999, no documento que apresenta normas para a transcrição e a produção de textos em braille, define que:

“os profissionais incumbidos da adaptação e da transcrição de textos para o Braille, sem prejuízo de aspectos estéticos, devem preocupar-se com a funcionalidade da diagramação, objetivando maior velocidade de leitura e facilidade na localização de títulos, linhas, itens, notas e observações, etc., por parte do usuário de Braille.”

Nessa perspectiva, a diagramação de uma obra braille requer um cuidadoso estudo do livro a ser transcrito. Esse cuidado também é fundamental para garantir que o texto em braille acompanhe a disposição do texto em tinta.

Contando com uma equipe especializada, o ED5 tem por objetivo tornar o conteúdo funcional para a percepção tátil. Esse é o grande desafio da diagramação braille, pois os livros didáticos apresentam características gráficas cuja transcrição direta para o braille, sem uma prévia adaptação, pode gerar grandes falhas na apresentação das informações.




sac@ed5.com.br | +55 11 3733-8956 | 0800 878 8325
Av. Paulista 171, 1º andar – Bela Vista – CEP 01311-000 – São Paulo/SP – Brasil | Rua Cincinato Braga, 122 – Bela Vista – CEP 01333-010 – São Paulo/SP – Brasil
© ED5. Todos os direitos reservados.